Tecnologia 5G no mercado de segurança eletrônica

Tecnologia 5G Seguranca

Tecnologia 5G no mercado de segurança eletrônica

Grupo Souza Lima tem antecipado soluções e funcionalidades que, baseadas na conexão mais rápida, robusta e, finalmente, sem cabos prometem agregar mais flexibilidade à segurança

 

No mês passado, a tão esperada tecnologia 5G finalmente chegou ao Brasil. A quinta geração de telefonia móvel foi disponibilizada em Brasília e promete ser muito mais veloz, gerando conexões mais estáveis entre um imenso número de dispositivos, o que incrementa a Internet das Coisas e abre um imenso leque de aplicações e oportunidades de negócios no país.

 

A expectativa em torno da nova tecnologia é grande. A julgar como as gerações de telefonia anteriores revolucionaram os mercados, o céu é o limite. A telemedicina, o streaming, o monitoramento por imagens, o video analytics, as soluções de controle de acesso, de portaria remota e milhares de outras aplicações não seriam possíveis sem o 4G, a banda larga e as fibras óticas. Ou seja, a cada novo salto em tecnologia, é possível ofertar melhores produtos e serviços à população. A Internet das Coisas obterá uma nova performance que impactará diversos mercados, dentre eles a Segurança.

 

A nova geração propiciará o desenvolvimento da infraestrutura das cidades, como iluminação, controle de trânsito e mais rapidez no gerenciamento de crises, o que já impactará fortemente a segurança pública. O monitoramento eletrônico de alarmes e, principalmente, de imagens será um dos maiores beneficiados com o 5G. Isso porque a tecnologia exigirá menos infraestrutura com cobertura de áreas maiores e de mais aparelhos por quilômetro.

 

A transmissão de vídeo será muito mais veloz e robusta, suportando imagens de 8K, e o video analytics, recurso que permite a análise automática das imagens para detectar possíveis riscos à segurança de um determinado local, contará com muito mais definição e precisão. Tudo isso sem a necessidade de grandes infraestruturas de cabos. Os devices serão instalados muito mais facilmente e poderão conectar-se entre si, aumentando consideravelmente suas funcionalidades. As cidades inteligentes, finalmente, poderão ser implementadas com eficiência e proteção.

 

O controle de acesso, com consulta automática do banco de imagens, será praticamente instantâneo. O visitante vai se aproximando das barreiras eletrônicas e já pode ser identificado e ter sua entrada autorizada ou não, sem que nenhuma interação seja necessária, no caso de pessoas já cadastradas. A Portaria Remota será ainda mais ágil e precisa na identificação de visitantes e moradores.

 

A revista não intrusiva, tecnologia desenvolvida pelo Grupo Souza Lima, por exemplo, poderá ser realizada durante o percurso da pessoa em uma portaria, em tempo real, sem contato e com total identificação de objetos, metálicos ou não.

 

A proteção de grandes perímetros também será muito impactada. Para monitorar áreas isoladas e remotas, o Grupo Souza Lima já oferece uma solução sob medida que utiliza energia solar e telefonia móvel. Com o 5G, será possível ampliar a quantidade e qualidade das imagens captadas e a transmissão será ainda mais veloz, possibilitando respostas mais ágeis a qualquer ocorrência.  E estas são só melhorias de algumas das aplicações já existentes.

 

A Inovação sempre fez parte do DNA do Grupo Souza Lima. Por isso, a chegada do 5G era tão aguardada pela empresa, hoje com 22 mil colaboradores e atuação nacional, com 16 filiais por todo o país. Essa nova geração da telefonia móvel vai nos proporcionar aumentar o atendimento em áreas em que a cobertura 4G era mais deficiente ou que exigia a instalação de muita infraestrutura. Grandes oportunidades virão e o Grupo Souza Lima está pronto para todas elas, sempre com foco em atender melhor seus clientes, proporcionando segurança efetiva e altamente conectada com as melhores práticas e soluções.


 

Grupo Souza Lima. Pronto para o Futuro. Pronto Agora.

Saiba mais sobre as soluções inovadoras do Grupo Souza Lima


Tecnologia 5G no mercado de segurança eletrônica

Compartilhar