novembroazul-souzalima

Assim como ocorre no mês de outubro uma campanha com intuito de mobilizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, denominada como Outubro Rosa, do mesmo modo em novembro, também existe um movimento com a finalidade de instruir os homens sobre a prevenção do câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul.

Esse tipo de Câncer está em 6º lugar entre o mais comum no mundo, e ainda de maior incidência nos homens.

É importante salientar que quando diagnosticado e tratado no início os riscos de mortalidades são reduzidos. No Brasil, esse problema é a quarta causa de óbito relacionada ao câncer.

Prevenção

Vamos entender o que é a próstata: Ela é uma glândula que somente o homem possui e é localizada na região do abdômen. Sua localização é á frente do reto e abaixo da bexiga. A próstata contorna uma parte da uretra, mais precisamente o tubo que é por onde a urina armazenada na bexiga é eliminada. Vale lembrar que ela envolve em torno de 70% do sêmen, representando um papel de suma importância na fertilidade do homem.

Uma alimentação rica em verduras, frutas, legumes, cereais integrais, grãos e pouca gordura, propicia a diminuição  do risco de câncer. Médicos recomendam no mínimo 30 minutos de atividade física, manter o peso ideal, não fumar e ainda diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

É recomendado para os homens  que ao chegarem nos 50 anos, procurem realizar os exames de rotina em um posto de saúde.

Sintomas

Os mais comuns desse tipo de tumor são relacionados a dificuldade de urinar,  alteração da frequência da mesma  ou  ainda, a sua diminuição. O médico deve ser avisado caso haja histórico familiar com tal problema.

Exames

O toque no reto é o  teste mais conhecido nesse caso, pois é o mais eficaz se aliado ao PSA( antígeno prostático específico) que é um   exame de sangue capaz de identificar se há o aumento de uma proteína que a próstata produz, nesse caso há o indício da doença. O diagnóstico final dá-se  através da biópsia da próstata,onde é analisada uma da parte do tecido da glândula.

De acordo com as orientações dos especialistas, o exame do toque é fundamental e indispensável não podendo ser substituído pelo exame sangue nem por qualquer outro exame.

Tratamento 

No caso da doença ser diagnosticada, a radioterapia, tratamento hormonal ou até cirurgia podem ser identificada pelo médico. No caso da doença mestástica,que é quando o tumor se espalha por todas as partes do corpo, a terapia hormonal é o tratamento mais recomendável.Médico e paciente devem discutirem juntos sobre os riscos e benefícios do tratamento para que possam escolher o mais adequado.

O atendimento integral às pessoas diagnosticadas com câncer é garantido pela Política Nacional de Atenção Oncológica, por intermédio da Unacon- Unidades de Assistência de Alta Complexidade em oncologia e Cacon- Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

Existe pelo menos um hospital para atender esses casos em todos os estados do Brasil, onde o paciente pode realizar exames e cirurgias mais delicadas. Porém, para que possa ser atendido nesses centros é necessário que o diagnóstico de câncer esteja confirmado por punção ou laudo de biópsia.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer / Ministério da Saúde


O diagnóstico precoce do câncer de próstata salva vidas.
Compartilhe sobre a prevenção e tratamento.
Cuide de quem você ama.