Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por isso este mês foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Urologia para lembrar da importância dos exames de prevenção a este tipo de doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.

O que é Próstata?
A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária.A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Sintomas
Em sua fase inicial, o Câncer da Próstata pode não exibir sintomas, mas em estágios mais avançados pode causar:

  • Dificuldade para urinar;
  • Presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou ao urinar.
  • Na fase avançada, pode provocar:
  • Dor óssea;
  • Sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção
Ainda não existe uma vacina ou uma medicação que previna o Câncer de Próstata, porém pesquisas mostram que alguns hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a prevenir esta doença, bem como outras doenças. Para tal, é recomendada:

  • Ingestão de pouca gordura animal;
  • Grande quantidade de vegetais (verduras, legumes e frutas);
  • Além do consumo de chá verde, das vitaminas A e D, de selênio (presente na castanha do Pará), e de tomate —fonte de licopeno.

Vale citar que essa alimentação apenas previne,mas não evitam completamente o Câncer de Próstata. Na verdade, o que pode possibilitar a cura, em cerca de 90%, é a detecção dessa doença precocemente, através dos exames preventivos que são realizados uma vez por ano, recomenda-se após os 45 anos de idade, sendo antecipado para 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.

 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer / Ministério da Saúde



O
diagnóstico precoce do câncer de próstata salva vidas.
Compartilhe sobre a prevenção e tratamento.
Cuide de quem você ama.